Sessenta cooperados da reciclagem de SP vão concluir seus estudos via Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
Projeto socioeducacional "Ser Mais Ser Juntos" oferecerá estudo a 60 cooperados de 15 cooperativas de reciclagem de São Paulo
A Central de Projetos formada por um grupo de profissionais especialistas que trabalham em cooperativas de reciclagem de São Paulo, entre elas a Coopermiti, criou o projeto socioeducacional “Ser Mais Ser Juntos”, que ofereceu a 60 cooperados de 15 cooperativas de reciclagem de São Paulo, a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
A ação nasceu após pesquisa realizada pela Central de Projetos, fundada pelas Redes de Cooperativas Fepacoore (da qual a Coopermiti é filiada) e Rede Sul, junto aos catadores que trabalham em cooperativas de reciclagem na cidade de São Paulo, revelando que 70% deles manifestaram o sonho de concluir formalmente os seus estudos
“Foi uma grata surpresa perceber que a educação é tão importante para nossos cooperados”, afirma o presidente da Fepacoore, Jair do Amaral. “Isso significava que precisávamos agir e criar condições para que essa vontade saísse do papel, aumentando o conhecimento dessas pessoas”, acrescenta.
"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas, sonho que se sonha junto é realidade", essa foi a frase lembrada pelo Presidente da Coopermiti, Alex Pereira, que também é Diretor Financeiro da Fepacoore ao comentar que o projeto "Ser Mais Ser Juntos" é um sonho que se tornou realidade.
Ao todo, nesta primeira ação, foram selecionados 60 cooperados de 15 cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo para participarem do “Ser Mais Ser Juntos”, que terão vagas garantidas para seus cursos e poderão durar até 12 meses, dependendo da evolução de cada aluno e da grade curricular.
O lançamento formal do projeto ocorreu no dia 8 de maio. As aulas serão presenciais (20%) e EaD (80%). Cada aluno recebeu um kit com material escolar e um tablet, e terão garantidos o transporte para as unidades educacionais mais próximas das cooperativas onde cada cooperado trabalha, além de remuneração para os dias de aulas presenciais.
Os alunos também terão acompanhamento para apoio pedagógico, motivacional e na organização dos estudos.
O projeto “Ser Mais Ser Juntos” conta com o patrocínio da Tetra Pak, Coca Cola (FEMSA) e Massfix; apoio do SESI, SENAI e cempre; e realização da Central de Projetos, CONATREC, Fepacoore, Rede Sul e Ecocultural.