Colégio Miguel de Cervantes realiza campanha de arrecadação de lixo eletrônico em parceria com a Coopermiti
O evento acontece de 19 a 24 agosto, na sede da instituição de ensino
Localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, o Colégio Miguel de Cervantes iniciou uma campanha de arrecadação diferente. A instituição de ensino está recebendo o lixo eletrônico dos alunos e familiares, que será destinado para a Coopermiti, uma cooperativa especializada em reciclagem desse tipo de material.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), o estado de São Paulo é o maior gerador de lixo eletrônico do Brasil, com cerca de 448 mil toneladas ao ano. Apesar da grande quantidade, pouco ainda é reciclado: com capacidade para 100 toneladas/mês, a Coopermiti só opera com 30% da capacidade total por falta de descarte correto do lixo eletrônico.
O Colégio Miguel de Cervantes disponibilizará um ponto de coleta de e-lixo na instituição e está ensinando os alunos e seus familiares sobre a importância de não descartar esse tipo de material no lixo comum. O lixo eletrônico é um problema grave e sério para o meio ambiente. A iniciativa faz parte do programa de Educação Ambiental, promovido pelo Grupo Gestor de Sustentabilidade do Colégio.
O objetivo da instituição de ensino é bater o recorde de arrecadação do ano passado e coletar neste ano 2.500 kg, colaborando para a diminuição do descarte irregular de eletrônicos. Na natureza ou em aterros não autorizados, televisores, celulares, computadores, teclados, entre outros equipamentos, podem liberar substâncias poluentes, como mercúrio, cádmio, cobre, cromo.
“Há pelo menos cinco anos o Colégio realiza a coleta de resíduo eletrônico entre sua comunidade. Essa ação é precedida de atividades pedagógicas de conscientização sobre o descarte correto de resíduos e o impacto dessa coleta em cooperativas que promovem o desenvolvimento social de diversas comunidades. Neste ano, com a parceria da Coopermiti, pretendemos promover ainda mais essa conscientização”, afirma Lourdes Ballesteros, diretora-geral do Colégio Miguel de Cervantes.
Mais informações e locais de descarte pela cidade - https://www.coopermiti.com.br/
Contatos para Imprensa:
tropicocomunicacao.com.br
(11) 3530-3567
Adriana Fernandes
(11) 9 9963-2930
adriana@tropicocomunicacao.com.br
Fernando Oller
(11) 9 7338-5023
oller@tropicocomunicacao.com.br